O estado da Bahia está se destacando como o principal beneficiário do Programa Garantia-Safra. De acordo com dados do Ministério do Desenvolvimento Agrário e Agricultura Familiar (MDA), 246 municípios baianos foram contemplados com recursos do Governo Federal. Entre março e abril, aproximadamente 680 mil agricultores familiares receberam apoio por meio do Garantia-Safra.
Os investimentos autorizados para esses dois meses totalizaram R$ 817,5 milhões e foram distribuídos para agricultores de 954 municípios em dez estados diferentes. Além da Bahia, outros estados beneficiados incluem Alagoas, Ceará, Maranhão, Minas Gerais, Paraíba, Pernambuco, Piauí, Rio Grande do Norte e Sergipe.
O Garantia-Safra, inserido no âmbito do Programa Nacional de Fortalecimento da Agricultura Familiar (Pronaf), tem como propósito assegurar condições mínimas de sustento aos agricultores familiares que enfrentam perdas significativas em suas safras devido à estiagem ou ao excesso de chuvas. Para receber o benefício, que é pago em parcela única de R$ 1,2 mil, os agricultores familiares devem comprovar renda mensal de até um salário-mínimo e meio, além de perdas de produção igual ou superior a 50%, e estar inscritos no programa. Os pagamentos são realizados conforme o calendário de benefícios sociais.