Ivan Belo, professor do IFBA e judoca, brilhou mais uma vez no tatame ao conquistar a medalha de ouro no Campeonato Sul-Americano de Veteranos de Judô, realizado no último domingo (12) em Córdoba, Argentina. Esta foi a primeira competição internacional do atleta, que já acumula mais de 13 medalhas em diversos campeonatos.
“Graças a Deus, essa vitória veio para nós”, celebrou Ivan. “Foi um processo duro de preparação, mas todo o empenho e trabalho resultaram nesse fruto agora. Essa conquista é para todos nós, para nosso país e para nossa Bahia”, completou o judoca.
Competindo na categoria veterano M2, destinada a atletas com mais de 100kg, Ivan representou o Brasil em uma chave com quatro outros atletas: três argentinos e um brasileiro. Ele finalizou todos os quatro adversários para garantir o primeiro lugar no pódio.
Na primeira luta, Ivan derrotou o argentino Matias Vazquez por Ippon, o golpe máximo do judô. A segunda vitória veio por imobilização contra o brasileiro Vladimir Filho.
A terceira luta, contra o argentino Dario Barrozo, foi a mais acirrada. Os dois lutadores disputaram cada pegada intensamente. Durante a luta, Ivan sofreu uma distensão muscular, mas conseguiu continuar. O confronto ultrapassou o tempo regulamentar e entrou no golden score, um tempo extra em que qualquer ponto pode decidir a luta. Mesmo assim, Ivan saiu vitorioso por pontos, devido às faltas cometidas pelo argentino.
A última luta do dia foi contra o argentino Enzo Maestri. Mesmo com a lesão muscular, Ivan venceu novamente por Ippon, garantindo assim o ouro.
E para quem pensa que o atleta irá descansar, engana-se. Ivan, que também é faixa preta em jiu-jitsu, já tem seu próximo desafio marcado: o Irecê Open de Jiu-jitsu, que ocorrerá no Ginásio de Esportes no dia 26 de maio. Ele convida todos a assistirem e torcerem por mais uma medalha.
Fonte: Irecê Notícias