O Bahia, de volta ao G4 do Brasileirão, busca manter seu bom momento na competição enfrentando o Vasco nesta quarta-feira (26) na Fonte Nova. O confronto, que ocorrerá às 21h30 pela 12ª rodada, coloca frente a frente o melhor mandante contra o pior visitante da Série A. Atualmente na 3ª colocação com 21 pontos, o Tricolor aposta na força de jogar em casa, onde possui 100% de aproveitamento nos cinco jogos disputados. Sob o comando de Rogério Ceni, a equipe está invicta na Fonte Nova na temporada, com 16 vitórias e dois empates em 18 partidas.
O Vasco, por sua vez, chega ao duelo motivado após golear o São Paulo por 4×1, mas enfrenta dificuldades fora de casa. O alvinegro é, junto com o Fluminense, o pior visitante do Brasileirão, com cinco derrotas em cinco jogos. Ocupando a 15ª colocação com 10 pontos, o time pode voltar à zona de rebaixamento em caso de derrota em Salvador.
Apesar das diferentes situações das equipes, o Bahia prega atenção para evitar surpresas em casa. Recentemente, contra o Cruzeiro, o Tricolor precisou reverter um placar adverso para somar três pontos. Para o lateral-esquerdo Luciano Juba, o apoio da torcida tem sido essencial. “Dentro da nossa casa, a gente é muito forte, ainda mais com o apoio da nossa torcida. Vimos no jogo contra o Cruzeiro, em um dia de São João, com mais de 35 mil pessoas. A gente sabe que nossa torcida é muito forte e vamos sempre dar o máximo para que a torcida lote ainda mais o estádio e a gente conquiste os triunfos”, afirmou.
Sem jogadores machucados ou suspensos, o Bahia conta com força máxima para enfrentar o Vasco. Contudo, o técnico Rogério Ceni deixou dúvidas sobre a escalação inicial. No último jogo contra o Cruzeiro, ele poupou o meia Everton Ribeiro, que entrou no segundo tempo, e escalou De Pena entre os titulares. Ceni expressou preocupação com o curto intervalo entre as partidas. Desde a vitória por 1×0 sobre o Fortaleza na 8ª rodada, o Tricolor enfrenta uma sequência de oito jogos em 25 dias, resultando em uma média de um jogo a cada três dias. O treinador só confirmará o time minutos antes do início do jogo, mas a tendência é que Everton Ribeiro volte a ser titular.
Vasco
Sob o comando do interino Rafael Paiva, que assumiu após a demissão do português Álvaro Pacheco, o Vasco terá retornos importantes contra o Bahia. O volante Zé Gabriel e o lateral Victor Luís voltam após cumprirem suspensão. O zagueiro Robert Rojas e o volante Praxedes foram liberados pelo departamento médico, mas ficaram fora da lista de relacionados por opção do treinador. O meia Payet, recuperado de lesão, não viajou para Salvador e será preparado para o confronto com o Botafogo no próximo sábado, em São Januário.