O governador Jerônimo Rodrigues (PT) anunciou reforços na segurança para mais de 300 municípios durante os festejos juninos, celebrados nos dias 24 e 29 de junho. Os eventos, que atraem turistas e movimentam a economia local, contarão com um contingente de 20 mil policiais para garantir a tranquilidade dos participantes.
Os festejos juninos na Bahia, famosos pela música, dança e comidas típicas, são esperados por cerca de 2 milhões de pessoas em todo o estado. O governador declarou a abertura do São João em Tanquinho, na Região Metropolitana de Feira de Santana, onde ressaltou a importância do evento para a cultura local.
O cantor Adelmário Coelho, natural da cidade, expressou sua satisfação com a celebração do São João em Tanquinho e foi convidado para se apresentar. Ele elogiou a iniciativa do governador e parabenizou todos os envolvidos na organização.
Além do reforço na segurança, o governo está realizando inscrições para seleção pública de atrações musicais nos municípios, visando democratizar as apresentações. O secretário da Cultura, Bruno Monteiro, destacou o apoio do governo aos festejos juninos e sua importância para a economia local.
O tema deste ano, “A maior saudade do mundo é nossa”, homenageia o cantor Kocó, líder da banda Lordão por mais de 50 anos. O governo também está providenciando serviços de saúde, como testagem rápida para HIV, sífilis e hepatites virais, além de reforço nos plantões médicos e atendimento a queimados.