Uma operação da Polícia Federal, chamada “Unlocked”, foi deflagrada nesta quarta-feira (21) em Ubaíra, interior da Bahia, após a descoberta de uma fraude envolvendo desbloqueio de oito mil empréstimos consignados. As investigações, que começaram há quatro meses, revelaram que uma estagiária da Agência da Previdência Social em Ubaíra estava envolvida no esquema.
Segundo a Polícia Federal, a estagiária desbloqueava os benefícios sem seguir as normas internas do INSS e sem anexar a documentação necessária no sistema. Em vez de carregar a cópia do documento de identificação com foto do beneficiário, ela utilizava a imagem de um pinguim.
Os desbloqueios eram feitos sem o conhecimento dos beneficiários, e a estagiária recebia listas com nomes, números de benefício e CPFs de uma agente financeira de Mutuípe/BA. Essa agente enviava diariamente as listas para a estagiária realizar os desbloqueios, em troca de compensação financeira.
Outros membros do grupo, espalhados pelo país, falsificavam documentos para abrir contas bancárias e obter empréstimos consignados em nome dos beneficiários lesados.
O nome da operação, “Unlocked”, faz referência ao termo “desbloqueado” em inglês, que simboliza a etapa inicial da fraude. As investigações continuam para identificar outros envolvidos no esquema, e a quantidade exata de empréstimos fraudulentos e o montante desviado ainda estão sendo apurados.
Os suspeitos poderão responder por crimes de estelionato, associação criminosa e inserção de dados falsos em sistema de informações. As penas para esses crimes podem somar até 15 anos de prisão.