Equipes da Polícia Civil da Bahia, junto com outros órgãos fiscalizadores, apreenderam mais de meia tonelada de produtos em uma operação interagências realizada na quinta-feira, 13. A ação resultou na desarticulação de quatro fábricas clandestinas de fogos de artifício no município de Santo Antônio de Jesus, e um homem foi preso.
Durante as fiscalizações, foram apreendidos 120 quilos de pólvora a granel, 370 quilos de nitrato de potássio e 18 metros cúbicos de fogos clandestinos. Esta operação foi coordenada pela Coordenação de Fiscalização de Produtos Controlados (CFPC) e faz parte da Operação em Chamas, organizada a convite do Ministério Público do Trabalho (MPT). A operação visa cumprir a sentença da Corte Interamericana de Direitos Humanos, que exige a fiscalização sistemática da produção clandestina de fogos de artifício na região, após uma tragédia em 1998 que deixou 64 mortos.
O suspeito preso havia arrendado o espaço para a produção clandestina e estava comercializando os produtos de forma irregular em feiras. Ele foi encaminhado à Delegacia Territorial de Santo Antônio de Jesus e autuado por posse, armazenamento e fabricação de artefatos explosivos e incendiários, crimes que podem render de três a seis anos de reclusão. Todo o material apreendido foi periciado devido ao risco de explosão.
A operação também incluiu fiscalizações nos municípios de Sapeaçu, Cruz das Almas, Feira de Santana e Serrinha. Em Serrinha, uma feira de fogos foi interditada por não atender aos critérios mínimos necessários para armazenamento e comercialização dos produtos.