TCM investiga contratos da prefeitura por anormalidades em acordos oficiais nos anos de 2017 e 2018
Em meio a investigações sobre irregularidades em contratos de pavimentação, a prefeitura de Barreiras publicou uma nova concorrência pública (CP) para a contratação de uma empresa especializada em engenharia. O objetivo é executar a pavimentação de ruas no valor de R$ 7.408.175.
Em maio, o Portal A TARDE informou que o Tribunal de Contas dos Municípios da Bahia (TCM-BA) está investigando a gestão municipal devido a supostas anormalidades em dois contratos oficiais dos anos de 2017 e 2018, ambos relacionados a serviços de pavimentação.
As concorrências em questão são de número 005/2017 e 001/2018, ambas relacionadas a contratações para operações estruturais, conforme informações da transparência do município coletadas pelo Portal.
A CP nº 001/2018 teve o objetivo de contratar uma empresa especializada para executar pavimentação com blocos de concreto sextavado e assentamento de meio-fio pré-moldado de concreto, além de pavimentação asfáltica em CBUQ (Concreto Betuminoso Usinado a Quente) em ruas da zona rural e urbana de Barreiras.
Já a CP nº 005/2017 refere-se à contratação de uma empresa para serviços de recuperação do pavimento por meio de operações tapa-buracos, manutenção corretiva rotineira, reperfilamento de pavimentação asfáltica em CBUQ em vias públicas, e pavimentação asfáltica em novas ruas e povoados do município de Barreiras.
A contratação publicada recentemente, enquanto o TCM ainda investiga as anormalidades, é referente a um acordo com uma construtora, com prazo de 12 meses.