Jerônimo já está ausente do Brasil por mais de um mês. A presidente do Tribunal de Justiça da Bahia (TJ-BA), Cynthia Maria Pina Resende, assumirá como governadora da Bahia temporariamente, durante um período de 10 dias. O atual governador da Bahia, Jerônimo Rodrigues (PT), partirá neste fim de semana para Bruxelas, na Bélgica, e Amsterdã, na Holanda, marcando sua quarta viagem internacional em menos de um ano e meio de mandato. Desta vez, Jerônimo ficará ausente do Brasil por 10 dias. Anteriormente, em março do ano passado, ele esteve na China por 21 dias, seguido por uma estadia de oito dias em Dubai, em novembro e dezembro de 2023, e seis dias em Barcelona, Espanha, em fevereiro deste ano.
Com a viagem planejada para Bruxelas e Amsterdã, Jerônimo acumulará 45 dias fora do país. Os detalhes da agenda do governador nessas duas nações ainda não foram divulgados pelo governo. O deputado estadual Tiago Correia (PSDB), da oposição, expressou preocupação com a falta de “efetividade” das missões internacionais do governador petista.
“Não sou contra viagens internacionais do governador em busca de soluções para a Bahia, mas esta já é a quarta viagem em um ano e meio. Precisamos de resultados mais concretos nessas missões. Pior do que não alcançar os resultados esperados é perder tempo, oportunidades e investimentos que poderiam ter sido aproveitados”, afirmou o parlamentar tucano.
De acordo com a linha sucessória, o vice-governador Geraldo Júnior (MDB) deveria assumir o governo durante a ausência de Jerônimo. No entanto, por estar se preparando para concorrer à prefeitura de Salvador, o vice-governador não assumirá o cargo para evitar a inelegibilidade.
O próximo na linha de sucessão é o presidente da Assembleia Legislativa da Bahia (Alba), Adolfo Menezes (PSD). No entanto, ele também não assumirá o cargo de governador devido às eleições. Sua esposa, Denise Menezes (PSD), é pré-candidata a prefeita de Campo Formoso, e para não prejudicá-la, ele optou por não assumir o governo.
“Os advogados só perceberam isso agora. Infelizmente, é a lei, mesmo que pareça absurda”, comentou Menezes à imprensa.
Com a decisão de Adolfo Menezes, a presidente do Tribunal de Justiça da Bahia (TJ-BA), Cynthia Maria Pina Resende, será a governadora interina da Bahia pelos próximos 10 dias.
Fonte: Correio da Bahia