Os motoristas da empresa Viação Jequié Cidade Sol, que operam rotas em Irecê e na região da Chapada, estão ameaçando uma paralisação de suas atividades caso suas demandas por reajustes salariais e melhorias nas condições de trabalho não sejam atendidas. A categoria exige a equiparação dos salários aos dos colegas de Feira de Santana e Salvador, destacando disparidades significativas.
Equiparação Salarial
A principal reivindicação dos motoristas é a equiparação salarial, com a busca por um salário-base de R$ 3.081,33, além de um incremento de 7%. Eles também solicitam remuneração por feriados e dias de descanso. Caso a greve se concretize, rotas importantes como Irecê a Salvador via Piritiba, Barra do Rio Grande a Salvador, e Irecê a Jacobina, entre outras, serão afetadas, causando transtornos significativos aos passageiros. Os motoristas também pedem melhorias nas condições de alojamento e alimentação, especialmente durante jornadas na estrada e estadias em Salvador.
Diálogo em Progresso
Segundo Bruno Coutinho, porta-voz dos motoristas na região, apesar de várias reuniões já realizadas, não houve avanço nas negociações. Uma nova rodada de discussões está agendada para os próximos dias, envolvendo o Sindicato dos Trabalhadores em Transportes de Cargas e Passageiros de Barreiras e Região (Sintracarpas). “Se a Cidade Sol não vier com uma proposta convincente, vamos decidir pela paralisação,” avisou Bruno.
Posição da Cidade Sol
O Irecê Repórter conversou com o gerente operacional da empresa, Jônatas Amorim, que afirmou que o diálogo com o sindicato continua aberto. “A postura da empresa é de diálogo e estamos abertos para convergência de propostas e, consequentemente, para a finalização do Acordo Coletivo da Categoria,” disse Amorim.