Nesta sexta-feira (23), uma operação policial em Irecê resultou na apreensão de um vasto arsenal e grande quantidade de drogas, incluindo mais de 1.500 munições, 32 pacotes de maconha Skank (totalizando 18 kg), 11 kg de cocaína, além de armas, carregadores de fuzil e outros itens. O material estava escondido em um bunker subterrâneo localizado em uma residência na cidade.
A operação foi realizada em conjunto pelas 14ª (Irecê) e 13ª (Seabra) Coordenadorias Regionais de Polícia Civil, iniciando na tarde de quinta-feira (22) após a descoberta de um laboratório de drogas em Uibaí e se concluindo na manhã desta sexta-feira (23).
De acordo com o delegado Ernandes Júnior, chefe da 14ª Coorpin Irecê, essa foi a maior apreensão de drogas, armas e munições na Bahia em 2024. O objetivo da operação foi desarticular facções criminosas que utilizavam armamento pesado em ataques nas regiões de Irecê, Ibotirama, Barreiras e Luís Eduardo Magalhães. “O armamento era usado para combates, seja contra facções rivais ou em ações contra a polícia”, afirmou o delegado.
Ainda segundo Ernandes Júnior, o prejuízo causado à organização criminosa com essa operação ultrapassa R$ 3 milhões.
A operação contou com a participação de equipes da Coordenação de Apoio Técnico à Investigação (CATTI/Chapada), CATTI/Diamantina, do Serviço de Investigação (SI) das unidades territoriais de Xique-Xique, Lapão e Ibipeba, e da Delegacia de Tóxicos e Entorpecentes (DTE/Irecê).