A Polícia Federal, em conjunto com a Receita Federal e a Força Correcional Integrada (FORCE/COGER/SSP/BA), deflagrou neste sábado, 29, a Operação Hybris III. A ação visa desarticular uma organização criminosa especializada na lavagem de capitais provenientes de atividades ilícitas como jogo do bicho, agiotagem, extorsão, receptação qualificada, entre outros crimes. A quadrilha atua em Feira de Santana e cidades vizinhas.
Como parte da operação, foi cumprido um mandado de busca e apreensão domiciliar, conforme decisão expedida pelo Juízo da 1ª Vara Criminal de Feira de Santana/BA.
Este caso é um desdobramento da Operação El Patrón, deflagrada em 7 de dezembro do ano passado, na qual o deputado estadual Binho Galinha (PRD) foi o principal alvo. Naquela ocasião, foram expedidos dez mandados de prisão preventiva, trinta e três mandados de busca e apreensão, bloqueio de mais de R$ 200 milhões das contas bancárias dos investigados e o sequestro de 26 propriedades urbanas e rurais, além da suspensão das atividades econômicas de seis empresas. A investigação continua para identificar outros possíveis envolvidos.
Se condenados pelos crimes, os investigados podem enfrentar penas que, somadas, ultrapassam 50 anos de reclusão.