Agentes de endemias realizaram um protesto pacífico nas ruas do município de Jequié, no centro-sul da Bahia, expressando indignação e revolta. Eles reivindicam o cumprimento das sentenças judiciais favoráveis à categoria, que atualizam o piso salarial nacional. “Pedimos ao poder Judiciário a sensibilidade para que determine a execução destas sentenças que atualizam nosso piso salarial nacional”, afirmou Simone Pires, representante dos agentes.
Simone, que também é agente de saúde em Jequié, destacou que a prefeitura descumpre a atualização do piso há um ano. “Precisamos ser valorizados com nossos direitos e não com falácias. Se temos esse direito, ele precisa ser cumprido”, acrescentou.
Os agentes estão indignados com os gastos milionários do prefeito Zé Cocá (PP) nos festejos juninos, que chegam a R$ 10 milhões. Eles ressaltam que, apesar da desvalorização, sempre trabalharam intensamente para manter Jequié livre de óbitos, especialmente por dengue, enquanto outros municípios baianos enfrentaram altas taxas de mortalidade. “Não podemos aceitar que o prefeito gaste tanto com São João e aja com descaso na Saúde”, disse um agente que preferiu não se identificar.