O Vitória recebe o Botafogo nesta quinta-feira (11), às 21h30, no Barradão, pela 16ª rodada do Campeonato Brasileiro.
Em busca de se manter fora da zona de rebaixamento, o Leão terá a chance de se redimir da eliminação na Copa do Brasil para o mesmo adversário. Com transmissão na TV aberta, o confronto será a terceira vez que as equipes se enfrentam na temporada. Na Copa do Brasil, o Botafogo levou a melhor, avançando nas semifinais.
O time comandado por Thiago Carpini precisa vencer para aumentar a distância para o Z-4. Atualmente, o Vitória está na 15ª posição, com 19 pontos, três a mais que o Coritiba, primeiro time dentro da zona de rebaixamento.
A missão, no entanto, não será fácil. O Botafogo é o vice-líder da Série A, com 30 pontos, e possui o segundo melhor ataque do campeonato, com 26 gols marcados. Para o duelo, os cariocas não contam com os suspensos Bastos e Tiquinho Soares. Já o Vitória tem a segunda pior defesa do Brasileirão, com 24 gols sofridos. O Leão só não levou gols em duas partidas na competição, ambas fora de casa.
Para melhorar o desempenho defensivo, Carpini deve fazer mudanças na escalação. O zagueiro Bruno Uvini, recuperado de lesão, deve voltar a ser titular, enquanto Willean Lepo volta à lateral direita, com a vaga de improvisado na zaga sendo ocupada por Lucas Rocha. No ataque, a única dúvida é se Janderson atuará como centroavante ou atacante de beirada. Na última partida, contra o Criciúma, ele atuou na ponta.
O técnico Thiago Carpini se mostrou confiante para o confronto. “Será uma outra energia, um outro momento. Eu tinha só três ou quatro dias de clube [na 3ª fase da Copa do Brasil], conhecendo e me adaptando ao Vitória. (…) Eu vejo que temos tudo para fazer um jogo melhor, além de ter um dia a mais de descanso. O fato negativo é que não temos todos os atletas que gostaríamos à disposição, mas vamos nos ajustando. Isso não é justificativa, vamos trabalhar para procurar soluções e não potencializar problemas”, disse.
O Botafogo tem um bom retrospecto como visitante nesta Série A. O time carioca conquistou 14 pontos em 24 possíveis, com quatro vitórias, dois empates e duas derrotas em oito jogos.
Já o Vitória tem um desempenho fraco como mandante. O Leão somou apenas 8 pontos em 24 disputados, um aproveitamento de 41%. O desempenho coloca o clube como apenas o 12º melhor mandante do torneio.
No histórico geral do confronto no Campeonato Brasileiro, o Vitória leva vantagem. Em 28 temporadas na primeira divisão, o Leão venceu 15 partidas, perdeu 11 e empatou outras 12.
No Barradão, palco do duelo da vez, o Vitória tem um retrospecto ainda melhor. São 11 resultados positivos do Leão, quatro empates e seis derrotas.
Com a força da torcida e a busca pela redenção, o Vitória espera conquistar um resultado positivo contra o Botafogo e se manter fora da zona de rebaixamento do Brasileirão.
Informações adicionais:
- Local: Barradão, Salvador (BA)
- Data: 11 de julho de 2024
- Horário: 21h30
- Transmissão: TV aberta
- Árbitro: Anderson Daronco (RS)
- Assistentes: Rafael Trombeta (PR) e Kleber Gonçalves (RS)
- VAR: Leandro Vuaden (RS)
Probabilidades de vitória, segundo casas de apostas:
- Vitória: 38%
- Empate: 31%
- Botafogo: 31%
Palpites dos especialistas:
- LANCE!: Vitória 1 x 1 Botafogo
- Terra: Vitória 2 x 1 Botafogo
- Globo Esporte: Botafogo 1 x 0 Vitória
Fique de olho em:
- Vitória: Bruno Uvini (volta de lesão), Janderson (dúvida na escalação)
- Botafogo: Kayky (jovem promessa), Victor Cuesta (zagueiro experiente)