Nesta terça-feira, 11, às 19h, o Esporte Clube Vitória enfrenta o Juventude no Estádio Alfredo Jaconi, em um jogo crucial para a equipe baiana, que amarga a lanterna do Campeonato Brasileiro de 2024. O desafio é duplo, pois além de buscar a primeira vitória na competição, o Vitória precisa superar um tabu de 15 anos sem vencer o Juventude fora de casa.
A última vitória do Leão da Barra sobre os Jaconeros em Caxias do Sul aconteceu em 2009, pela 2ª fase da Copa do Brasil, quando venceu por 2 a 1 com gols de Gatti (contra) e Bida. Desde então, as equipes se enfrentaram apenas cinco vezes, sendo duas dessas partidas no estádio gaúcho. Essa foi também a única vitória do Vitória fora de casa contra o Juventude.
O histórico de confrontos entre as equipes é desfavorável ao Vitória. Em 18 partidas, o Juventude venceu sete vezes, enquanto o Vitória saiu vitorioso em quatro oportunidades, com sete empates completando o retrospecto.
Apesar do histórico negativo, a esperança da torcida do Vitória está em quebrar esse tabu. Comandado por Thiago Carpini, o Leão da Barra busca superar as adversidades e sair da difícil situação em que se encontra.