Leão Já Avançou Contra o Rival em Duas Edições Anteriores do Torneio
Tudo ou nada. É isso que vale o duelo do Vitória contra o Botafogo nesta quarta-feira (22), pela terceira fase da Copa do Brasil. Após perder o jogo de ida no Nilton Santos por 1×0, o Leão precisa de um bom resultado no Barradão para sonhar com a vaga nas oitavas de final. Apesar da pressão, o time rubro-negro pode se inspirar em seu próprio passado: nunca foi eliminado pelo Glorioso na competição.
A amostra é pequena, é verdade. Antes de 2024, as equipes se enfrentaram apenas duas vezes no torneio, mas em ambas, o Vitória saiu vitorioso.
Primeiros Encontros
O primeiro confronto ocorreu na segunda fase da Copa do Brasil de 1997. O Vitória viajou ao Rio de Janeiro e despachou o adversário por 3×0, com gols de Agnaldo e Gil Baiano (duas vezes). Na época, o regulamento permitia que uma equipe eliminasse a partida de volta se vencesse por dois ou mais gols de diferença nas primeiras etapas, o que aconteceu. O Leão avançou e posteriormente superou o São Paulo, mas foi eliminado nas quartas de final pelo Grêmio, que se sagrou campeão.
Quinze anos depois, em 2012, os times voltaram a se encontrar, desta vez nas oitavas de final. A partida de ida no Barradão terminou empatada em 1×1, com gols de Elkeson para o Botafogo e Neto Baiano para o Vitória. No jogo de volta, no Nilton Santos, o Botafogo abriu o placar com Elkeson, mas teve Lucas expulso ainda no primeiro tempo. O Vitória aproveitou a vantagem numérica, empatou com Pedro Ken e virou o jogo com Tartá. O duelo ficou dramático quando Ken foi expulso aos 31 minutos do segundo tempo, mas o Vitória segurou a vitória. Em seguida, o Leão foi eliminado pelo Coritiba.
Expectativas para o Jogo Atual
Agora, o Vitória espera manter o ótimo retrospecto e eliminar o Botafogo pela terceira vez. Para isso, precisará fazer o dever de casa no Barradão. Se vencer por dois ou mais gols de diferença, garante a vaga nas oitavas de final. Se a vitória for por apenas um gol de vantagem, a decisão irá para os pênaltis. A partida, marcada para quarta-feira (22) às 19h, também marcará a estreia do técnico Thiago Carpini.
“Vi o jogo no Engenhão, conhecemos um pouco o Botafogo. Sei muito do Vitória, conheço o elenco. Vamos estudar ao máximo o adversário, pensar na melhor estratégia, aproveitar para despertar a coragem e confiança, entrando com o Barradão lotado para defender as cores rubro-negras”, disse o treinador.
Jejum Recente
Para se manter invicto contra o Botafogo na Copa do Brasil, o Vitória precisará reverter um retrospecto recente ruim no Barradão. O Glorioso não perde para o Leão em Salvador há quase uma década. A última vitória do Vitória em casa contra o Botafogo foi em outubro de 2014, pelo Brasileirão, com dois gols de Marcinho e um desconto de Rogério para o clube carioca. Desde então, ocorreram mais cinco encontros no Barradão, com três vitórias do Botafogo e dois empates, sendo o mais recente um 0x0 na Série B de 2021.
Fonte: Correio da Bahia